O que é preciso para montar uma gráfica digital expressa?

Desde que Johannes Gutenberg construiu, em 1450, na Alemanha, o primeiro equipamento capaz de imprimir em caracteres móveis, a indústria gráfica evoluiu muito. Atualmente, os tipos de impressões gráficas são: a impressão Off-set e Digital. É desse segundo tipo de impressão de que iremos tratar a seguir. Se você é um profissional que está procurando entrar no setor de impressão, esse artigo pode te ajudar.

Para iniciar a sua gráfica digital expressa, existem alguns elementos que devem ser analisados. São eles: quais os tipos de impressos a empresa pretende realizar, onde será instalada a gráfica, concorrência local, quantidade de dinheiro a ser investido e quais equipamentos a serem utilizados.

Dentro desses quesitos, um dos mais importantes é saber quais equipamentos serão necessários para abrir uma empresa de impressão, afinal, para montar sua gráfica digital expressa, você precisará de equipamentos que forneçam soluções viáveis para impressão. Apresentamos a seguir algumas marcas e modelos de equipamentos que podem ser utilizados em uma gráfica digital expressa.

Para os equipamentos de impressão, você precisará utilizar marcas que sejam reconhecidas nacionalmente e que realmente possam atender às demandas de serviço que surgirão. Dessa forma, você precisará de soluções em tecnologia que podem ser ofertadas por marcas como a Konica Minolta e Ricoh.

Os tipos de impressora para uma gráfica expressa são as impressoras digitais. A principal característica desse tipo de impressora é a saída da impressão, que ocorre direto do arquivo fornecido pelo documento aberto no computador. Por ser mais rápido, esse processo direto facilita o prazo de produção.

As impressoras digitais podem utilizar diversas tecnologias de impressão, como, por exemplo, a impressão a laser, a jato de tinta, as impressoras térmicas, de sublimação etc. Entre esses, o mais utilizado é o processo de impressão a laser, pois com ele a velocidade é maior e o custo de impressão é mais baixo. Além disso, quando se faz esse processo com um bom equipamento, o resultado será de ótima qualidade.

Outra opção para quem quer iniciar uma gráfica digital expressa é solicitar a consultoria de um profissional em equipamentos de impressão. Esse tipo de assessoria é essencial para que sua empresa ingresse no mercado com os melhores equipamentos, uma vez que o profissional poderá analisar e relacionar o tipo de negócio com o equipamento necessário. Nas regiões de Florianópolis, Planalto Serrano (SC) e Torres (RS), uma empresa que pode ajudá-lo a encontrar soluções viáveis para impressão é a Santa Print, pois ela é autorizada Konica Minolta e autorizada Ricoh.

A Santa Print oferece consultorias para melhor avaliação da demanda de serviços.

Veja também: