Diagnóstico médico por imagem impresso: redução de custos e ganho de qualidade

Cada vez mais, hospitais e centros clínicos em geral têm utilizado novas tecnologias de impressão que, além de proporcionarem aos pacientes uma visão mais qualificada dos diagnósticos, facilitam a interpretação médica dos dados e ainda permite que altos volumes de exames sejam geridos com mais eficiência. Muitas são, como veremos a seguir, as vantagens da tecnologia nos diagnósticos por imagem.

Na área da saúde, a impressão em cores dos diagnósticos vem exercendo grande relevância em exames como ressonância magnética, tomografia, ultrassom etc. Nesse sentido, a Konica Minolta Healthcare, especializada também na fabricação de impressoras de alta definição para o setor médico, oferece soluções de radiografia digital, que não somente diminui a exposição dos pacientes à radiação dos raios-X, como também fornece imagens de alta resolução imediatas à digitalização. A Konica Minolta Healthcare também oferece soluções one-stop para radiografia digital e ultrassom, integrando a gestão de informações de diagnóstico e soluções de IT para hospitais e clínicas.

Uma das facilidades que o diagnóstico médico por imagens impresso permite é a agilidade nos processos de atendimento mais graves. As soluções de radiografia digital da Konica Minolta permitem que as imagens sejam tiradas em outros pontos do hospital, não apenas na sala de raio-X. Isso auxilia consideravelmente em casos de urgência. Além dessa tecnologia ser mais confortável aos pacientes, ela possibilita a observação de imagens em tempo real, o que torna o exame mais dinâmico e mais eficiente.

A Konica Minolta desenvolveu um sistema destinado aos casos de mamografia: trata-se do primeiro sistema digital de mamografia através de raio-X. O método conta com uma alta tecnologia, apresentando máxima qualidade de imagem por meio de uma combinação entre a nitidez da imagem captada e o computador que recebe os dados, que detectará sombras que indicam suspeitas de doenças na mama.

Outras vantagens muito importantes do diagnóstico médico por imagem impresso são a redução de custos e o ganho de qualidade. A redução de custos acontece porque a impressão dos diagnósticos em papel é sobremaneira mais econômica do que a impressão em filmes Dry (material em que é feita a impressão convencional). A redução de custo gira em torno de 70 a 80%. Quanto ao ganho de qualidade, tanto o médico – e, consequentemente, a instituição de saúde – como o cliente terão resultados mais satisfatórios em relação à impressão convencional. A impressão digital conta com maior resolução, abrangendo diversas cores em alta definição. Sem dúvida, a instituição médica, bem como o paciente estarão mais satisfeitos com essa melhoria em relação à impressão em filmes.

Outros fatores que ainda podem ser considerados no diagnóstico médico por imagem impresso são a confiabilidade e a agilidade nos resultados. A confiabilidade diz respeito não somente à segurança do cliente mas também à do médico que trabalhará com o diagnóstico. Para ambas as partes, ter certeza do que a imagem comunica é de total importância para a continuação dos demais procedimentos a serem tomados pelo paciente.

Por fim, uma maior agilidade nos resultados também é alcançada no processo de diagnóstico médico por imagem impresso, uma vez que as impressoras de alta definição para o setor médico Konica Minolta apresentam resultado instantâneo, na tela do computador e imediatamente na impressão, feita a partir de um toque na tela da máquina.

Quer ter mais informações sobre o setor de impressão destinado à área médica? Assine nosso blog e receba conteúdo atualizado.

Equipe Santa Print, Criciúma (SC)


A revolução do setor gráfico offset com a impressão digital

Veja também: