COMO POSSO AGREGAR MAIS VALOR À MINHA GRÁFICA?

Hoje, devido a variados fatores e também à situação econômica do país, os donos de gráficas de pequeno e médio porte têm encontrado dificuldades para se manterem no setor. As dificuldades são acentuadas pela alta competitividade, pelos altos custos que muitas vezes o setor mantém, pela baixa margem de lucro ou pela concorrência com as grandes gráficas offset.

No entanto, o dono de pequena e média gráfica deve estar ciente de que existem maneiras de alavancar seu negócio, ou seja, é possível agregar mais valor à sua gráfica.

A principal ferramenta para aumentar o faturamento da gráfica é agregar serviços diferenciados de impressão. Mas, para isso, é necessário que o empreendedor invista no uso de impressoras digitais de alta qualidade. Ou seja, os equipamentos de uma gráfica de pequeno e médio porte devem ser equipamentos aperfeiçoados, para que elas concorram à altura com as gráficas offset.

Atualmente, os equipamentos de impressão digital oferecem diversas possibilidades de impressão. Essa diversidade pode ser explorada pelos donos de gráficas de pequeno e médio porte. Além disso, a impressão digital tem um excelente custo-benefício para as pequenas tiragens, e esse é um dos seus maiores diferenciais.

De acordo com alguns empresários da área de impressão digital, a primeira preocupação dos clientes é com o prazo de entrega do serviço; posteriormente, vem a qualidade e, por último, o preço. Quando se adquire impressoras digitais de alta qualidade, elevam-se as chances de a empresa aumentar o faturamento da gráfica, já que com esses equipamentos a gráfica pode oferecer serviços de qualidade e com mais agilidade. Além disso, impressoras digitais de alta qualidade podem aumentar o portfólio gráfico da empresa, pois elas oferecem mais opções de impressão.

Com um portfólio gráfico maior, consequentemente, aumentam-se os clientes em potencial. Entre os serviços que uma gráfica expressa pode oferecer estão encadernações, crachás, cartões de visita, convites, impressões de fotos, entre outros. Além disso, ela pode oferecer o serviço de criação dos materiais gráficos para clientes que não podem pagar uma agência de publicidade. Outro diferencial pode ser a oferta de um serviço de tele-entrega dos impressos prontos, isto é, a partir da criação do portfólio impresso, a gráfica terá uma infinidade de possibilidades de ampliação de serviços e clientes.

Outro fator que pode alavancar as vendas de uma empresa de impressão digital é o oferecimento de serviços pela internet. Para isso, a gráfica expressa deve ter um bom site, o que possibilitará a ela ingressar na venda online de serviços gráficos (gráfica virtual). No site, a gráfica também pode disponibilizar o seu portfólio gráfico, para que os clientes comprovem os serviços oferecidos.

Mais um fator que pode fazer com que as gráficas expressas aumentem seu faturamento é o investimento em serviços de promoção da empresa através de ações de marketing. Hoje em dia, o marketing é uma das maiores ferramentas de venda que uma empresa pode adquirir, principalmente o marketing digital. Esse é, sem dúvida, mais um ponto a que a empresa deve estar atenta.

Gostou das nossas dicas. Se tiver dúvidas, fale com a gente.

Santa Print Soluções em Tecnologia e Impressão

Criciúma, SC

Veja também: