COMO FAZER PARA INOVAR E EXPANDIR SEU NEGÓCIO COM A IMPRESSÃO DIGITAL?

O setor de impressão tem se tornado um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o mercado em geral encontra-se em um momento de recessão. Esses dois fatores aliados tornaram-se motivo de preocupação para muitos gráficos na região sul do país e em todo o Brasil.

Segundo Joseph Alois Schumpeter, um dos maiores economistas da primeira metade do século XX, esses fatores de ‘desequilíbrio’ são a explicação para o crescimento e a atividade inovadora das empresas. De acordo com Schumpeter, esses momentos de incerteza são excelentes oportunidades para o investimento em inovação.

Muitos empresários do setor de impressão, já antenados nessas teorias, têm encontrado soluções em tecnologia para alavancar as suas empresas, buscando soluções produtivas totalmente novas, ou seja, eles têm procurado inovar para então conseguir expandir os seus negócios de impressão digital.

Baseado nisso, o setor de impressão apresenta a cada dia novas oportunidades de negócios relacionados às gráficas digitais, já que a inovação digital se mostra como a principal saída para elas.

EQUIPAMENTOS DIFERENCIADOS

Adquirir novos equipamentos e sistemas digitais com foco e com a intenção clara de atingir novos mercados é uma das soluções encontradas para a manutenção de muitas empresas nesse atual cenário. Para tanto existe a necessidade de uma atuação comercial  mais dirigida e determinada, para que se comece a definir um novo modelo de atuação.

Com o avanço da tecnologia, as impressoras digitais tornaram-se muito mais que equipamentos que permitem eficiência para as pequenas demandas. Atualmente, esses equipamentos evoluíram e proporcionam facetas dignas da impressão off-set.

Segundo especialistas do setor de impressão, no processo digital com qualidade off-set, além do texto poder ser alterado, também é possível alterar toda a página de impressão, como, por exemplo, layouts, imagens, cores, fontes, tudo dependendo das informações passadas pelo banco de dados. Dessa forma, a criação trabalha com muito mais possibilidades e variáveis, o que torna o trabalho bem mais dinâmico.

AMPLIAÇÃO DO CATÁLOGO DE SERVIÇOS

Quando determinadas demandas de serviço diminuem, ampliar a variedade de serviços pode fazer com que um novo trabalho realizado compense determinados trabalhos que deixaram de existir. Dessa forma, existe a necessidade de adesão a impressoras diferenciadas, que se tornaram uma alternativa interessante, já que além de serem produtos de valor agregado, permitem a impressão de demandas pequenas.

A inovação digital, criação de novos serviços e a expansão desses vai depender essencialmente do trabalho e da criatividade dos gestores das empresas. No entanto, a partir das diversas possibilidades que atualmente uma impressora digital possibilita, fica mais fácil para as empresas analisarem em quais ampliações de serviços elas irão investir.

Impressoras digitais que trazem em si soluções viáveis de impressão possibilitam, por exemplo, a impressão de produtos, como, livros de fotos ou álbuns, esse serviço pode tanto ser oferecido para o consumidor comum, quanto para grandes empresas; calendário com fotografias, serviços como esse podem ser utilizados por diversos setores, por exemplo, agências de viagens e turismo, que podem oferecer esse diferencial aos seus clientes; e produtos fotográficos, como por exemplo, canecas, puzzles, apoios para mouse de computador; postais e cartões, que podem tornar-se convites, anúncios e os clássicos cartões de visita.

Para que sua gráfica consiga vencer a concorrência e expandir no mercado em que atua, é preciso acreditar e investir na inovação. As mudanças do comportamento do mercado estão ditando as regras do jogo de impressão gráfica. É hora de você apostar forte e proporcionar o salto que sua gráfica necessita, principalmente com o auxílio dos modernos equipamentos de impressão digital.

Deixe seu comentário sobre este post e, se precisar, fale comigo.

Paulo Zanelatto.

Santa Print. Soluções em Tecnologia e Impressão.

Criciúma/SC

Veja também: